07 GOLPE DO FALSO LEILÃO

FALSO LEILÃO DE VEÍCULOS – O QUE FAZER?
Por Doutor do Trânsito Marcelo Miguel – OAB/SP 374.167
ATUALIZADO EM junho DE 2021

Eu adoraria dizer que sou perfeito. Que sou infalível. Que não cometo o menor erro, e que ganho todas as causas.

E só não falo isso por um pequeno detalhe: seria uma mentira.

Aliás, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabei de fazer, poderíamos optar por um eufemismo. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo.

Mas não uso esta palavra simplesmente porque não acredito que exista uma “Meia-verdade”.

Para mim, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade.

Absolutamente nada no meio.

Atuando no setor de CRÉDITO. COBRANÇA E INVESTIGAÇÃO PARTICULAR há 24 anos (viu só? não arredondei para 25) já vi muitas coisas, e a cada dia, a cada caso, a cada demanda, eu aprendo e extraio alguma coisa nova.

Sou contra qualquer tipo de propaganda enganosa e fantasiosa, acreditando que o profissional deve empreender sempre os MELHORES ESFORÇOS na execução de seus serviços, com FIRMEZA DE PROPÓSITO, sem contudo fazer nenhuma promessa de resultado.

A PERGUNTA É:

É POSSÍVEL RECUPERAR O DINHEIRO?

DEPENDE.

Depende principalmente de como ocorreu o golpe e do que você vai fazer ou já fez após tomar ciência de que caiu no golpe.

Como funciona o golpe

Principais modalidade de Golpe

  • sites FALSOS: Os golpistas usam sites falsos, com empresas falsas, leiloeiros falsos, tudo ou quase tudo falso, oferecendo ofertas tentadoras, veículos com 30% ou mais de desconto com relação ao valor de mercado;

Nessa modalidade de golpe normalmente é pedido um CADASTRO com o envio de DOCUMENTOS PESSOAIS pelos criminosos.

Em seguida é recebido um e-mail ou mensagem de confirmação avisando da aprovação do cadastro. Tudo muito rápido e fácil.

À partir daí o interessado começa a receber mensagens promocionais das mais diversas, sempre oferecendo produtos como alguma vantagem e como se a oportunidade fosse única e por TEMPO LIMITADO.

A pessoa passa à receber mensagens sobre os PRÓXIMOS Leilões da “empresa”.

Ocorre que a maioria dos leilões sérios requer um cadastro mais COMPLETO e a resposta costuma ser um pouco mais DEMORADA.

Isto porque uma empresa séria quer saber a real saúde financeira do arrematante, sendo que algumas fazem pesquisas RIGOROSAS para se proteger de participantes especuladores sem intenção de compra e que vão tumultuar o leilão, dando lances e arrematando sem a intenção de pagar.

Após participar do leilão, normalmente ocorrem 2 situações:

1.) o arrematante dá o maior lance e ganha o leilão; ou

2.) o arrematante dá o segundo ou terceiro melhor lance e a empresa entra em contato informando que houve um problema com o cadastro do ganhador e oferece o veículo para você em uma espécie de VENDA DIRETA.

Então você recebe o TERMO DE ARREMATE e algum outro documento da empresa com os dados para pagamento.

Normalmente no documento vêm um horário limite para pagamento até as 14:00 ou 16:00hs e também aviso de MULTA caso o pagamento não seja realizado.

Repare que tudo é MUITO RÁPIDO e você NÃO tem TEMPO de pesquisar a empresa e avaliar o negócio mais à fundo.

É nesse momento que o arrematante acaba fazendo a transferência/depósito bancário para a conta do “PREPOSTO, REPRESENTANTE FINANCEIRO” da “empresa”.

Depois prometem entregar o veículo, mas como NUNCA chega ao comprador, começam os problemas e é onde o arrematante é BLOQUEADO do SITE.

NÃO CONSEGUE MAIS ACESSO e também é BLOQUEADO do WHATSAPP .

Ninguém mais quer falar com você.

  • Empresas oferecendo VENDA DIRETA : Algumas empresas aparecem no feed de notícias do Facebook ou Instagran oferecendo veículos por VENDAS DIRETA pelo Whatsapp, onde é cobrada uma ENTRADA e o restante em PARCELAS VIA DEPÓSITO OU PROMISSÓRIAS, normalmente oferecendo MOTOS;
  • sites CLONE: Os golpistas usam sites clonados, muito parecidos com sites REAIS de empresas também REAIS, aproveitando-se da reputação da empresa de leilões, contudo, os dados bancários para pagamento dos arremates são de LARANJAS ( lembra o que falei sobre CADASTRO e ABERTURA DE CONTAS e EMPRESAS PARA FRAUDES? Então, esse laranja pode ser você ! ).

O fato é que qualquer um poderia cair nesses golpes, pois a armação é muito bem elaborada. São GOLPISTAS PROFISSIONAIS que agem em QUADRILHA.

Os golpistas usam sites sofisticados, repletos de detalhes,  que aparentemente são sérios, normalmente sites com final  – .com  – .com/br – .org .net,  entre outras terminações,  conseguindo enganar diversas pessoas, coletando DADOS PESSOAIS E CÓPIAS DE DOCUMENTOS dos interessados, o que permite OUTROS GOLPES, então nesses casos você precisa TOMAR ALGUMAS ATITUDES que estão descritas em nosso ROTEIRO  EXCLUSIVO PARA CLIENTES VÍTIMAS DE GOLPES EM FALSO LEILÃO – CLICAR AQUI !

RAPIDEZ E QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Outra característica dos criminosos é a rapidez e qualidade no atendimento. Colocam atendentes educados e simpáticos para conversar com as pessoas, prestando todo o suporte ATÉ receber o dinheiro…

Depois disso passam a não atender ou apenas e tão somente ficar enrolando o comprador.

VISITAÇÃO AO PÁTIO PARA VISTORIA DO VEÍCULO

Enquanto em um leilão sério e verdadeiro a visitação é SEMPRE permitida –  SENDO POSSÍVEL FAZER A VISITAÇÃO ONLINE  – no LEILÃO FALSO não é assim que funciona.

Sempre evitam a visitação no pátio, alegando uma série de desculpas, cada hora uma desculpa diferente, para não mostrar os veículos ou receber os visitantes.

Também NÃO é possível encontrar nenhum representante da “empresa” pessoalmente, você NÃO consegue ver a imagem de ninguém, ainda que por VIDEOCONFERÊNCIA.

E agora, usam a questão da pandemia como principal desculpa para NÃO receber visitas no pátio.

Ou ainda falam que você pode ir quando quiser, e quando você chega percebe que NÃO tem nenhuma empresa de leilões no local !

PRESSA PARA RECEBER O DINHEIRO e AMEAÇAS DE COBRANÇA DE MULTAS

Outra característica é a PRESSA para o pagamento do lance e a falta de informações básicas sobre o veículo arrematado, como RENAVAM e PLACA dos veículos.

Algumas ameaçam com a cobrança de MULTAS caso o pagamento não seja feito até um determinado dia e horário, tudo para pegar mais uma vítima.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PROFISSIONAL

Fato é que os golpistas estão cada mais profissionais, sendo praticamente impossível não cair no golpe, sendo que temos muitas pessoas com formação em Direito, Ciências Médicas, Engenharia, Tecnologia, entre outras, que foram ludibriadas em esquemas criminosos muito bem elaborados, acima de qualquer suspeita!

São pessoas inescrupulosas que encontraram na internet o ambiente perfeito para suas empreitadas criminosas.

Caí no golpe do Falso Leilão, o que fazer? Como recuperar o dinheiro depositado/transferido?

Nossa reação natural ao perceber que caímos em um GOLPE é procurar fazer contato com a empresa desesperados.

Só que os telefones não atendem mais.

O Whatsapp também não responde mais. Você foi bloqueado.

Só consegue contato usando o telefone de outra pessoa, mas quando fala que é sobre o seu caso, também é bloqueada.

Muitas pessoas ainda PERDEM um TEMPO precioso indo até o endereço da falsa empresa, e, é claro, que NÃO encontram NADA.

Então percebemos que foi furada.

BANCO

Depois procuramos o BANCO para onde o dinheiro foi depositado ou o nosso próprio banco, na esperança de que por algum milagre o dinheiro ainda não tenha sido transferido.

Mas você é maltratado e visto com desconfiança pelos funcionários do banco.

Sem contar a FALTA de PREPARO dos funcionários para lidar com essas situações e a dificuldade em falar com o banco, que NÃO dispõe de um setor próprio para atender essas situações.

DELEGACIA

Também procuramos uma delegacia de polícia para relatar o fato, e logo percebemos que os policiais NÃO estão com aquela vontade toda em resolver alguma coisa...falta muito material humano e tecnológico em nossas polícias.

Delegacia de polícia, fazer Boletim de Ocorrência, isso NÃO vai resolver NADA.

O que fazer então?

COMUNICAR OS BANCOS ENVOLVIDOS?

COMUNICAR A AUTORIDADE POLICIAL – REGISTRO DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA ?

Mas e depois?

Ai que está.

Depois procuramos um advogado para recuperar o dinheiro, como VOCÊ está fazendo agora.

Mas o que você devia ter feito PRIMEIRO é justamente conversar com um ADVOGADO especialista em FRAUDES BANCÁRIAS.

E isso preferencialmente ANTES MESMO de qualquer comunicação à Bancos ou Policia.

Mas por que falar com o advogado primeiro?

Porque, para ser direto:

É muito pouco provável que o dinheiro ainda esteja na conta depositada – normalmente em nome de laranjas – sendo retirado/transferido na mesma hora, via PIX.

Os criminosos sabem que a qualquer momento a conta vai “cair” e não deixam nem um centavo nela.

Quanto a POLÍCIA, sejamos sinceros, em um país onde a taxa de elucidação de crimes digitais/descoberta de autoria é de cerca de 1% na média, o que podemos esperar?

O que fazer então para recuperar o dinheiro? É GARANTIDO?

Essa é a parte onde algumas pessoas POUCO inteligentes ficam com raiva de mim.

Sendo direto: NÃO existe nenhuma garantia de devolução do dinheiro de forma RÁPIDA E FÁCIL.

A única certeza é que se nada for feito, se você ficar “viajando na maionese” ou “pensando na morte do bezerro” como se diz no INTERIOR, o dinheiro será perdido definitivamente.

Isto porque existe um procedimento adequado para essa recuperação – ACESSO À PÁGINA EXCLUSIVA DE CLIENTES do ESCRITÓRIO PARA  ROTEIRO DETALHADO DE MEDIDAS URGENTES  AGORA !!! – clique aqui !!!

E no final, isso é o que faz toda a diferença entre quem recupera o dinheiro e quem não recupera.

Quem sou e o que faço:
DOUTOR MARCELO MIGUEL ADVOGADO : EU AJUDO PESSOAS COM PROBLEMAS ENVOLVENDO LEILÃO DE VEÍCULOS e MÁQUINAS.
ADVOGADO ESPECIALISTA MILITANTE COM ATUAÇÃO EM TODO O BRASIL,  ATUANDO NA ESFERA EXTRAJUDICIAL E JUDICIAL, DO INQUÉRITO POLICIAL AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EM BUSCA DE RESSARCIMENTO DE VALORES E JUSTIÇA PARA VÍTIMAS de LEILÕES FRAUDULENTOS.

Advogado paulistano militante, com experiência de mais de 20 anos no SETOR de CRÉDITO, COBRANÇA e INVESTIGAÇÃO PARTICULAR para BANCOS, SEGURADORAS E GRANDES EMPRESAS – uma profissão passada de PAI para FILHO.

Descobrimos o modus operandi das organizações criminosas que atuam na internet, e através de técnicas legais recuperamos o dinheiro de diversos clientes durante a pandemia.

Atuando com SIGILO ABSOLUTO E CONFIANÇA dentro de TODO O BRASIL somos FIRMES no propósito de ajudar nossos clientes com toda nossa experiência em INVESTIGAÇÃO PARTICULAR e ASSESSORIA JURÍDICA conquistada ao longo de anos de prática.

COMUNICADO 10.06.2021: Em função do ALTO volume de trabalho reservamo-nos ao direito de recusar novos casos. Verifique disponibilidade.

LOCALIZAÇÃO MMSANTOS ADVOCACIA ESPECIALIZADA – 5 ANOS NOS MESMOS ENDEREÇOS e TELEFONES !
Nossos escritórios estão situados na cidade de SÃO PAULO/SP na AVENIDA PAULISTA 1439 SALA 12 – BELA VISTA METRÔ TRIANON MASP ( 50 METROS DO MASP) – e também na cidade de SANTOS/SP na RUA BITTENCOURT 102 SALA 23 CENTRO (100 METROS DO FÓRUM CÍVEL).
SOBRE NOSSO ATENDIMENTO

Dentre os procedimentos mais comuns em nosso escritório destacam-se:
Análise de Risco/Informações Cadastrais de Empresas e Quadro Societário
Acompanhamento de Inquérito policial/Processo penal, Interrogatórios, pedido de Diligências para o esclarecimento e defesa de Direitos.
Assistência de Acusação em Processos Criminais
Ações de Ressarcimento e Indenizatórias contra Empresas, Bancos e Financeiras
Atuação perante os Tribunais Superiores – Tribunais de Justiça dos Estados – Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal

BREVE CURRICULUM
Participação Curso de Aprimoramento em Recursos Criminais perante os Tribunais Superiores – STJ e STF – Drs Romualdo Sanches e Mauro Nacif – APDCRIM Novembro 2019
Curso de Extensão em Crimes Financeiros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS) Profs. Leandro Paulsen e SERGIO FERNANDO MORO – Ex Ministro da Justiça –  Julho de 2019
Participação no Congresso de Direito Penal e Processo Penal – OAB/SP em 07.2018
Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM 
Certificado pela Academia Paulista de Direito Criminal – APDCRIM
Certificado pela Escola Paulista de Magistratura EPM
Certificado pelo Ministério da Defesa – Exército Brasileiro Projeto Rondon
Certificado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV
Vice Campeão Brasileiro de Xadrez Amador 2018 – Confederação Brasileira de Xadrez – CBX

CONHEÇA NOSSA REPUTAÇÃO NO GOOGLE CLICAR AQUI !

ENTREVISTA CANAL NOTÍCIAS DO RIBEIRO – CRIMES DE TRÂNSITO – 2020